Blockchain explicado do ponto de vista empresarial

O blockchain tem o potencial de revolucionar o modo operacional das empresas.

De forma simples, o blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital. No caso do bitcoin, esse conteúdo é uma transação financeira. A sacada aqui é que o bloco posterior vai conter a impressão digital do anterior mais seu próprio conteúdo e, com essas duas informações, gerar sua própria impressão digital. E assim por diante.

Um registro de transações detalhado, confiável e difícil de violar. O blockchain baseia-se na tecnologia de banco de dados distribuído (ou "distributed ledger"), que registra informações com segurança em uma rede par-a-par. Embora tenha sido originalmente criado para a realização de transações com Bitcoins, o potencial do blockchain vai além das criptomoedas, podendo incluir títulos de propriedade, empréstimos, identidades, manifestos de logística – enfim, praticamente tudo o que tem valor. A tecnologia ainda é nova, mas pode ter um impacto incrível e imenso no mundo dos negócios.

 

Benefícios do blockchain

 

Menos intermediários

O blockchain é uma verdadeira rede par-a-par que reduzirá a necessidade de alguns tipos de intermediários externos, como bancos, advogados e corretores.

Processos mais rápidos

O blockchain é capaz de acelerar processos em cenários com vários participantes e permitir transações mais rápidas que não são limitadas por horário comercial.

Transparência

As informações contidas nos blockchains podem ser visualizadas por todos os participantes e não podem ser alteradas. Isso reduz risco de fraudes e gera confiança.

ROI

Os bancos de dados distribuídos proporcionarão ROI rápido, ajudando empresas a criar processos mais enxutos, eficientes e lucrativos.

Segurança

A natureza distribuída e criptografada do blockchain dificulta a ação de hackers. Isso é promissor para os negócios e a segurança da IoT.

Automação

O blockchain é programável – o que permite desencadear automaticamente ações, eventos e pagamentos sempre que as condições forem atendidas.

Casos de uso do Blockchain

O blockchain é uma grande promessa para muitos setores e linhas de negócios. Estes são os três principais casos de uso:

Cadeia de suprimentos

A tecnologia de blockchain tem potencial para melhorar a transparência e a prestação de contas em toda a cadeia de suprimentos. As empresas já têm usado aplicativos para rastrear e monitorar os materiais desde o início do processo, testar a autenticidade e origem, antecipar-se aos recalls e acelerar o fluxo de mercadorias.

Setor público

O setor público está analisando a possibilidade de usar o blockchain para servir de registro oficial de ativos governamentais e de propriedade de cidadãos, como edifícios, casas, veículos e patentes. O blockchain também pode facilitar a votação, reduzir as fraudes e melhorar as funções administrativas, como compras.

Serviços públicos

As soluções de software de blockchain estão sendo testadas em uma ampla gama de aplicativos no setor de energia e serviços públicos: vendas de energia solar par-a-par entre vizinhos, comércio de energia entre conglomerados de serviços públicos, cobrança automática de estações de carregamento de veículos elétricos autônomos e muito mais.

A lista de casos de uso e a tecnologia Blockchain parecem quase infinitos. Grandes corporações estão se envolvendo, tendo apresentado diversos pedidos de patentes para colocar suas próprias ideias no mercado.
À medida que a tecnologia ganha popularidade e aceitação, muitos processos da "velha escola" serão interrompidos e substituídos pela mesma tecnologia Blockchain que alimenta o Bitcoin e outras criptomoedas.

 

11 2451-1052

Av. Queiroz Filho, 1700 - Torre E - Cj. 918 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, Brasil

©2018 by Lasap